sábado, 1 de outubro de 2011

O que é SEO ?

O significado de SEO é Seach Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas.
Atualmente a criação e o desenvolvimento de web sites, principalmente na área de otimização de sites para os motores de busca sem dúvida é a bola da vez!

Cada vez se encontram melhores ferramentas para se fazer Marketing na Internet, pois isso atrae o público alvo de cada site em cada pesquisa efetuada. Cabe ao site estar preparado, ou como dizemos, amigável aos motores de busca para que as palavras-chave utilizadas pelo usuário tragam suas páginas nos primeiros resultados das buscas efetuadas.


Através da otimização de sites você pode aumentar consideravelmente o número de visitantes de seu site e levá-lo a priemira página do google ou o primeiro lugar do google, que é uma posição invejada para todo e qualquer site pois isso traz mais visitas e consequentemente mais negócios podem ser feitos através do seu site.

Como obter mais visitantes e clientes para meu site ?

Esta é a pergunta feita pela maioria das pessoas que começam a entender que não basta possuir um site e sim que seu site precisa aparecer principalmente nos resultados das buscas dos grandes motores de buscas como o Google, Yahoo, Cade e MSN entre outros buscadores menos famosos.


A otimização de site busca conseguir um melhor posicionamento nas buscas, visto que após a otimização melhoram drasticamente todos os seus posicionamentos por palavras-frases-chave nos resultados dos sites de busca.
Ter um site sem popularidade sem um espaço para algum link ou vários links ou blogs que tragam novidades ou assuntos de interesse público é ter um site em péssima posição, quase como que não ter um website.
Atualmente na web o termo colocação de web sites nas buscas está diretamente ligada à sigla SEO que quer dizer Search Engine Optimization ou seja, otimização de sites ou MOB.


O SEO nada mais é do que a otimização de uma página ou até do site inteiro para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca, principalmente o YAHOO e o Google, os mais importantes. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.

O que ocorre frequentemente com muitos sites é que a pessoa ou a empresa que o idealiza ou desevolve não o faz de maneira que fique amigável aos motores de busca.
Muitos sites são de extrema beleza porém de péssima visibilidade nas pesquisas.

É extremamente importante que se defina qual a finalidade da existência do site de uma empresa, pois a maneira com que o mesmo é desenvolvido influencia diretamente no resultado das buscas.
Por exemplo: um site desenvolvido 100% em Flash com animações fantásticas, porém não aparece no resultado das buscas porque possui apenas uma página com inúmeras animações.
Tendo isso em vista podemos afirmar que um site sem animações ou imagens, apenas com texto vai aparecer melhor nos resultados das buscas?

Não! Um amontoado de palavras sem sentido não vai melhorar em nada os resultados obtidos com as ferramentas de buscas.
O ideal é que se desenvolva um site balanceado com imagens, algumas animações e um bom conteúdo, que seja um site bem estruturado e objetivo.

O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca.

Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância.
Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.


Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardados a sete chaves pelos site de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site.
O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em um busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.
O SEO pode ser dividido em duas partes: Fatores internos e fatores externos.

Os fatores internos são relacionados ao site.
Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado.
O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.

Existe também o lado negro do SEO conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página como uso de texto invisível ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e sites de busca. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.



        SEO x Links Patrocinados

 Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois com o uso dos links patrocinados você pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.

Aconselhamos que você procure um profissional com ética e que esteja realmente disposto a fazer uso das melhores técnicas de SEO para otimizar seu site.
Aparecer nas primeiras páginas das ferramentas de buscas gratuitamente é infinitamente melhor que aparecer apenas nos links patrocinados e isto somente é possível com o bom uso das técnicas limpas de SEO - Search Engine Optimization.

Primeira página do Google é a menina dos olhos de todo proprietário de site, principalmente se o mesmo faz negócios pela Internet.
A tão sonhada primeira página do Google, onde todos os sites querem estar, porém isso é possível apenas para 10 sites, é realmente a bola da vez !
É crescente o número de pessoas e empresas que buscam estar na primeira página do Google e procuram nossos serviços para tanto.

Algumas dessas empresas já tentaram em vão fazer diversos tipos de campanhas, seja de links patrocinados, como campanhas de envio de e-mail para empresas, o detestado SPAM, campanhas de anúncios pagos em determinados sites porém descobriram que o que importa, verdadeiramente, é estar na primeira página do Google de graça, sim, gratuitamente, aparecer na primeira página do Google gratuitamente é a palavra-chave do momento.

Para se obter bons resultados deve-se estar na primeira página do Google gratuitamente pois o número de cliques que se pode obter é ilimitado, enquanto que em algumas campanhas pré-pagas, que são excelentes, principalmente o Google Ad Words, você tem uma limitação de quantidades de cliques e se houver uma explosão de pessoas e empresas procurando por seus produtos ou serviços simplesmente pode ocorrer de você perder a maioria dos negócios que poderiam ser gerados apenas pelo fato de terem terminados seus cliques e outro site acabou ficando com a vantagem de receber o clique que poderia ser para seu site.

Diante disso afirmo que o trabalho do SEO, ou seja, aquele que otimiza seu site e faz com que ele apareça gratuitamente na primeira página do Google é de suma importância para seu site, e consequentemente para sua empresa e seus negócios.

Há pessoas que gastam milhares e milhares de reais em campanhas pagas e não aceitam a idéia de investir poucos milhares reais para um SEO otimizar seu site (muitas vezes o custo nao chega a dois mil reais e em muitos casos nem mil reais, sendo que o custo x benefício é excepcional, sendo abaixo de R$ 0,01 contra R$ 0,30 mínimos em campanhas pré-pagas).




O fato de um profissional em SEO (search engine optimization, ou seja, otimização para os sites de busca) otimizar seu site e fazer com que o mesmo apareça gratuitamente nas pesquisas do Google é certamente encontrar o mapa de um tesouro para sua empresa, pois nesse caso de aparecer de graça na primeira página do Google se ocorrer uma explosão de cliques a procura de seus produtos e serviços você, é claro, seu site, receberá todos os cliques e não perderá nenhuma chance sequer de fechar maior volume de negócios.
Pense bem nisso você que é proprietário de um site, você que faz ou deseja fazer negócios pela Internet, pois está provado que cada vez mais as pessoas pesquisam o Google antes mesmo de recorrer a uma lista telefônica para localizar determinada empresa ou prestador de serviços.


Com isso podemos concluir que fazer um site e otimizá-lo mesmo que para aparecer nos primeiros resultados da primeira página do Google em uma busca por sua cidade ou região é um excelente negócio.
É cada vez mais crescente o acesso à informática e à Internet e cada vez mais pessoas estão procurando tudo que desejam encontrar pelos buscadores e o Google é o mais famoso, o mais confiável e o que traz mais retorno financeiro para seu negócio.

Caso você não tenha um site, avalie a possibilidade de ter seu próprio site, mas avalie do ponto de vista de geração de renda e não apenas ter um site por ter pois atualmente de nada adianta apenas um site existir, ele tem que aparecer e aparecer no Google, com certeza é um excelente negócio.


"Em alguns anos vão existir 2 tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios..."
Bill Gates

Autor: Beto Mendes



Um forte abraço a todos.

Um comentário:

  1. Obrigado por suas dicas que são muito valiosas para um blogueiro, valeu mesmo, ok!

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