quarta-feira, 3 de julho de 2013


  A Internet está mudando radicalmente a forma como as pessoas encontram, aprendem, avaliam e compram produtos e serviços. Se antes tínhamos poucas maneiras de descobrir sobre ofertas, hoje o processo de compra começa em uma ferramenta de busca ou nas recomendações de amigos nas mídias sociais e termina na página de um site de e-commerce.

Veja Também : Como Vender Na Internet -  Passo 2 - A Marca

 Mesmo no caso da venda de serviços ou outros produtos mais complexos (que não são comprados diretamente online), o cliente se apoia muito na Internet para avaliar alternativas e escolher o seu fornecedor.
Tudo isso impacta significativamente na forma como as empresas devem se comunicar com seus clientes. Para ter resultados efetivos, não podemos mais usar as mesmas técnicas dos últimos 40 anos: veicular publicidade em jornais, revistas, outdoors, folhetos, etc.. Temos que abraçar as novas mídias e, principalmente, uma nova forma de ver o Marketing e Vendas.

 O foco aqui não foi teorizar sobre as mudanças (muita gente já faz isso!), e sim mostrar o que fazer, quando e como, sempre levando em conta as possibilidades e limitações de uma micro ou pequena empresa.

O Marketing Digital tem uma série de características que possibilitam que esses resultados sejam crescentes e sustentáveis. No entanto, nada que compensa vem de graça. De fato há uma boa quantidade de trabalho a ser feito, mas por mais que pareça muita coisa, o maior desafio é começar. Já vivi isso diversas vezes com empresas próprias e com clientes e posso garantir que a recompensa é muito grande para quem se dispõe a fazer Marketing Digital da forma adequada.


Eric Santos (@ericnsantos no Twitter) é empreendedor serial e, mais recentemente, co-fundador e CEO da Resultados Digitais (www.resultadosdigitais.com.br), plataforma de Marketing Digital para médias e pequenas empresas.


Passo 01  - PreparaçãoHospedagem

O que é um serviço de hospedagem?
Imagine um monte de computadores ligados em rede e conectados à rede mundial de computadores, cujas funções são fornecer espaço e transferir dados para que você possa publicar seus sites e arquivos. Esses computadores são chamados servidores de hospedagem.
Será que eu preciso?

Se você precisa apenas de um site para divulgação temporária como um hotsite, por exemplo, a melhor solução é deixar a hospedagem nas mãos da empresa que você contratou para desenvolver o site. Essas empresas (até mesmo vários freelancers) geralmente já possuem um servidor ou assinam algum serviço de hospedagem que acaba sendo mais barato do que você ter de contratar seu próprio.
No caso de você ter um site permanente (como seu site institucional, blog ou loja virtual) ou sazonal (por exemplo, um site de um evento) e quer ter mais liberdade e não depender de outra empresa quando precisar atualizá-lo, aí vale pagar por planos mais baratos de hospedagem.

Para empresas que fazem desenvolvimento web, as empresas de hospedagem também oferecem planos mais parrudos, suficientes para hospedar os sites dos clientes e também para revenda de espaço.

Mesmo para quem possui sites com conteúdo dinâmico, com muito tráfego de informações e de usuários, existem os planos mais power e também os servidores dedicados que ainda são mais baratos do que ter suas próprias máquinas servidoras.

Para aqueles que buscam escalabilidade, há também servidores VPS (virtual private server, ou servidor privado virtual) e de Cloud Computing (computação em nuvem), para um crescimento considerável de visitantes e uso de recursos.

Do que eu preciso?
Cada plano tem suas medidas e seus limites e você deve administrá-los. Quando você ultrapassar esses limites, a empresa de hospedagem provavelmente entrará em contato com você, apresentando outro plano capaz de suportar suas necessidades para você migrar o seu sistema.

No caso de servidores VPS e Cloud Computing, você pode aumentar a capacidade do seu servidor de acordo com suas necessidades na hora mantendo seu site no ar e evitando dores de cabeça de incompatibilidade do seu site com as configurações de um novo servidor.

Geralmente os servidores trabalham com os seguintes parâmetros:
    Limite de disco: espaço de disco rígido que você tem disponível para armazenar os seus arquivos.
    Limite de banda: transferência máxima de dados permitida em um mês.
    Taxa de uptime: porcentagem garantida de tempo em que o servidor fica disponível durante o mês.
    Número de domínios: quantos domínios (exemplo www.seu.si.te) você pode hospedar.
    Contas de email: até quantas contas de email você pode hospedar.
    Número de IPs dedicados: um mesmo IP você pode dedicar com outros sites sem que eles interfiram
com o seu. Mas por algum motivo você pode precisar de um ou mais IPs dedicados (necessidade do uso do https, por exemplo).
    HTTPs: o plano pode disponibilizar ou não o protocolo HTTPs, para ambientes de navegação segura (para lojas virtuais, por exemplo).
    Tecnologias: quais tecnologias o plano de hospedagem suporta, que sistema operacional ele roda, quais linguagens de programação, quais banco de dados, etc.
    Recursos: geralmente o servidor disponibiliza algumas ferramentas para facilitar a sua configuração, seja acesso à máquina via ssh, seja um ambiente web com painel de controle bem simples e intuitivo.
    Backup: praticamente todos os servidores possuem algum sistema de backup, mas que geralmente é uma rotina que roda uma vez por dia copiando seus dados de um HD para outro. Para servidores mais parrudos, são usadas algumas tecnologias de replicação mais confiáveis.

O Infinito não existe!
Não se afobe quando você encontrar um plano que não tenha limite de disco nem de banda, o que é comum nos planos de baixo custo. É a Festa da Uva?? Leia as entrelinhas e você verá que é praticamente impossível usar essas ilimitações. Não, não é a Festa da Uva.

Por exemplo, um deles lhe proíbe de utilizar mais que 20% da CPU da máquina em que você está hospedado por mais de 10 segundos. Ou seja, você não poderia, por exemplo, hospedar um vídeo ou um sistema web mais complexo.

Qualidade do serviço e atendimento
Há uma coisa que você deve pensar antes de contratar um serviço de hospedagem. Você está contratando o serviço de uma empresa, e não uma máquina.

Um bom serviço é aquele que lhe provê toda a privacidade de seus dados, facilidade na compra do serviço ou alteração de plano, resolução ágil de problemas e manutenção de seu servidor e qualidade e rapidez de atendimento.

O servidor apenas faz parte do serviço e, para usufruir de todo o serviço, você tem que poder desfrutar de todo o resto, incluindo a qualidade e confiabilidade do serviço e o atendimento ao cliente. Principalmente quando algo dá problema e você precisa de suporte

Conclusão
 Se você quer uma presença constante na internet, um serviço de hospedagem web é uma ótima opção. Lembrando também que além da parte técnica, é fundamental levar em conta o profissionalismo da empresa prestadora do serviço.
Um bom exemplo de serviço de hospedagem brasileiro é a Locaweb, que oferece vários planos de hospedagem de sites, assim como várias ferramentas para a presença digital da sua empresa.

Abraços, Mauro Ribeiro (a favor de sites bem hospedados)

Contribuição: www.empreendemia.com.br

No  proximo post o passo 2 .

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